Diferencial: |
Arte Naif
Estilo Milenar, o homem pré-histórico já desenhava cenas de um quotidiano nas paredes das cavernas.
Os artistas Naifs são sempre insinuantes e autodidatas. Não receberam técnicas ou influências de um professor.
Pintam por impulso e resolvem suas dificuldades técnicas com meios próprios.Nesta arte o artista tem total liberdade de expressão, permitindo expressar-se com espontaneidade e com certa inocência. O artista Naif oferece um mundo cheio de cor, criando um mundo para si próprio. O movimento Naif iniciou-se na França no final do século passado com o aparecimento de Henri Rousseau, que na época, recebeu apoio entusiasmado da elite intelectual de Paris.
No Brasil, o movimento Naif só cresceu a partir de 1937 com pintores como heitor dos Prazeres, cardosinho e Silva. A arte Naif brasileira é de extremamente rica e variada, é autêntica, e na maioria das vezes, otimista e alegre. Ela reflete o país tropical, generoso em sua vegetação. Tem seu lugar de destaque no cenário mundial.
|
Caracteristicas: |
Ângela Gomes é natural de Cachoeiro de Itapemirim. Promoveu várias exposições no Espírito Santo, por todo Brasil e no exterior. Premiada com menção honrosa, medalha de ouro e prata. Pintora do Vale do Canaã, busca valorizar paisagens regionais e cenas que expressam a arte e tradição popular – o povo, seus usos e costumes. Busca elementos para abastecer seu universo iconográfico, através de pesquisa junto à comunidade. Usa cores puras e variadas.
Ângela Gomes é séria e alegre. No conteúdo plástico, constantemente colorido, reflete um Espírito Santo repleto de pássaros, pipas, flores... muita gente, que brinca, passeia, dança, trabalha e canta.É uma obra brasileira: feliz e nostálgica.
|