O Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) lançou o projeto “A Autêntica Moqueca Capixaba”, no hotel Senac Ilha do Boi, no dia 14 de outubro. A iniciativa conta com a parceria do jornalista e escritor Cacau Monjardim, e tem como objetivo realizar um levantamento histórico da origem e da verdadeira receita do maior prato típico do Estado com apoio de uma comissão de chefs, formada por Hercílio Filho, Juarez Campos, Isaura Caliari, Geraldo Alves, Júlio Lemos, Nozinho Matos, Alessandro Eller e Patrícia Merlo. Entidades do turismo, entre elas a secretária de Estado do Turismo, Diomedes Maria Caliman Berger; a subsecretária de Estado do Turismo, Lisia Pimenta Mendes; o secretário de Turismo de Vitória, Leonardo Krohling; o subsecretário de Turismo de Vitória, Felipe Ramaldes; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo, Dionísio Corteletti marcaram presença no evento.
A intenção inicial é criar um selo de qualidade para os restaurantes capixabas que seguirem a autêntica receita, e ainda registrar a moqueca capixaba no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Espírito Santo. O processo de acordo com o Convention Bureau pode levar até 18 meses.
Os restaurantes que aderirem ao projeto terão que assinar um termo de compromisso e disponibilizarem em seu cardápio a verdadeira receita da moqueca capixaba, após isso, serão avaliados pela comissão técnica e, se aprovados, receberão do Convention Bureau o selo “A Autêntica Moqueca Capixaba”.
“Essa é uma maneira de incentivar e fazer com que os estabelecimentos da Grande Vitória mantenham a qualidade de seus pratos. A intenção é trazer mais credibilidade e competitividade aos restaurantes capixabas, além de beneficiar diretamente o consumidor com bons produtos e atendimento. O Convention Bureau, como entidade turística, acredita na importância de preservar a história e contribuir com a divulgação e promoção do destino Espírito Santo”, explica o presidente do ESC&VB, Alfonso Silva.
Veja outras
notícias