Mais do que reconhecimento, o selo incentivará a produção da receita original do prato mais tradicional do ES
Moqueca é capixaba, o resto é peixada. A frase tão entoada pelos capixabas em breve deve ganhar mais força. É que um projeto do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB), em parceria com o jornalista e escritor Cacau Monjardim, pretende padronizar e resgatar a receita original do maior símbolo da gastronômica do estado.
Presente em quase todos os restaurantes do litoral do Estado, a moqueca tem tradição na mesa do capixaba e é irresistível aos olhos de quem visita o destino e aprecia a culinária regional. Para valorizar sua originalidade, em breve o prato terá um selo que comprovará que aquele restaurante reproduz a receita original, e segue normas de qualidade e quantidade.
O primeiro passo será registrar a moqueca no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Espírito Santo, e a partir daí criar um selo de qualidade. Para isso, o Convention Bureau está realizando um levantamento histórico da sua origem e verdadeira receita com apoio de uma comissão de chefs formada por Hercílio Filho, Juarez Campos, Isaura Caliari, Geraldo Alves, Júlio Lemos, Nozinho Matos, Alessandro Eller e Patrícia Merlo.
Os restaurantes que aderirem ao projeto deverão assinar um termo em que se comprometem em oferecer em seu cardápio o prato seguindo o padrão orientado no projeto. Esses estabelecimentos são avaliados pela comissão de chefs e, se aprovados, receberão o selo “A Autêntica Moqueca Capixaba”.
Segundo o presidente da Entidade, Alfonso Silva, o selo não gera custos para o empresário do ramo e nenhum outro tipo de investimento por parte do participante do projeto. “O selo visa tão somente validar a verdadeira receita da moqueca capixaba e garantir que a expectativa do consumidor será atendida. Isto, porque existem muitos restaurantes que não reconhecem a importância de servir o principal prato típico do estado em sua composição original”, afirma.
A verdadeira moqueca capixaba, além de preparada nas panelas de barro, é à base do azeite de oliva, tomates bem maduros, cebolas e alhos bem picados e o coentro levemente rasgado e salpicado em doses generosas. Nada de óleo de dendê, nem leite de coco e muito menos pimentão, como nos outros estados.
Veja outras
notícias